CISMEPA - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba - RJ

Hospital Regional Dra. Zilda Arns Neumann

A Região do Médio Paraíba tem a tradição de construção cooperativa e solidária de seus projetos, sendo que as discussões para a implantação do Hospital Regional Dra Zilda Arns Neumann (HRZA) remontam aos anos 2000, sendo resgatada em 2008 com as discussões técnicas na esfera CISMEPA, apontando as carências assistenciais da região, principalmente nas maiores complexidades do sistema de saúde. Em 2010 são elaborados dois estudos que fundamentam a necessidade de saúde na área de atenção hospitalar da região do Médio Paraíba, bem como, a viabilidade da implantação de um Hospital com características de referência macrorregional:

  • Plano Assistencial do Hospital Regional: elaborado através da constituição de uma Comissão Regional com representantes dos municípios da região, representantes da Secretaria de Estada da Saúde do ERJ (SES-RJ) e conduzida pelo CISMEPA. Este Plano foi aprovado pela Comissão Intergestores Regional e pela CIB-RJ, o que subsidiou o andamento dos trabalhos de construção desta Unidade Hospitalar. O Plano remete as políticas e normas ministeriais, resgatando os aspectos estruturantes da configuração do sistema loco regionais previstos na NOAS-SUS 01/02; citando o Pacto pela Saúde que estabelece o espaço regional como o lócus privilegiado de construção das responsabilidades pactuadas, uma vez que é esse espaço permite a integração de políticas e programas por meio da ação cooperativa das esferas federal, estadual e municipal em consonância com o Decreto 7508/11, que veio reforçar a região como o espaço de construção das ações de média e alta complexidade no SUS. Neste Plano é previsto as maiores carências assistências da região do Médio Paraíba, além do déficit histórico de leitos hospitalares.
  • Plano de Negócios: documento elaborado para demonstrar a viabilidade técnica, administrativa e financeira do Hospital Regional. Apresenta as premissas básicas do Plano de Negócios; Modelos de Gestão e modalidades jurídicas prováveis para o HRZA; dimensionamento organizacional, serviços e recursos humanos; viabilidade financeira; e integração com a rede hospitalar das regiões envolvidas.

Os documentos supra foram apresentados à SES-RJ motivando a assinatura do Convênio n°004/2010, com o objetivo de construir o HRZA.

O processo de licitação e obras do HRZA contou com a Prefeitura de Volta Redonda, com o protagonismo do Engenheiro Sebastião Faria, responsável direto pelo acompanhamento e fiscalização das obras do Hospital Regional.

Em 2016, com a publicação da Deliberação CIB-RJ n°3.881 de 06 de outubro de 2016, a unidade hospitalar é inserida sob a gestão estadual.

A inauguração do Hospital Regional Zilda Arns Neumann foi realizada em 29 de março de 2018, com o início do funcionamento em 02 de abril do mesmo ano, com os seguintes recursos: 80 leitos, sendo 30 de UTI adulto e 10 de UTI pediátrico, além de 30 leitos de enfermaria adulta e 10 pediátricos. Centro de Imagens com Raio-x, tomografia computadorizada, mamografia, ultrassonografia e ecocardiografia.

O HRZA obteve grande destaque durante a epidemia do Coronavírus, com a ampliação da sua capacidade de atendimento, principalmente de pacientes graves. Foram muitas vidas salvas com mais de 5.300 internações, considerando o início da pandemia até maio de 2022, de pacientes oriundo de todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro:

 Atualmente o HRZA ainda funciona como referência para os pacientes acometidos pelo Covid-19, mas é uma grande retaguarda clínica e de terapia intensiva para o Sistema Estadual de Regulação/SES-RJ, responsável pela regulação do acesso ao HRZA.

Capacidade Instalada atual:

            Um dado recente foi a inauguração do Centro Cirúrgico, que aconteceu no dia 30 de junho de 2022, o que irá alterar o perfil assistencial do hospital tornando-o mais resolutivo e com maiores possibilidades assistenciais.