CISMEPA - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba - RJ       Tel.: +55 24 3339-9202

Piraí

Diversos historiadores fixaram, respectivamente, os anos de 1770 e 1772, como as datas em que se teria erigido a pequena capela de Santana do Piraí, primeiro marco de colonização, em terras do atual Município de Piraí.
Tudo faz crer que o desbravamento de seu território tivesse sido conseqüencia do trânsito que, desde a segunda metade do século XVI, se verificava no Rio Paraíba, pelo qual se faziam as comunicações entre as ‘Minas Gerais’ e o Rio de Janeiro.
São tidos como primeiros povoadores de seu solo, sendo ignoradas as datas em que estabeleceram na região pequenas culturas, Quitéria Rodrigues, Domingos Alvares dos Reis Lousada, José Urbano, Antônio Jorge e João Batista Feijó.
Em 1811, o bispo D.José Caetano resolveu conceder-lhe o predicamento de freguesia curada. Seis anos mais tarde passou à categoria de freguesia perpétua. Em 1837 foi elevada à categoria de Vila com a denominação de Santana do Piraí e grande foi o surto de progresso que se verificou na região principalmente com a cultura do café.

Características Geográficas

Contato e Localização

Rua 22, 349 – Jardim Vila Rica – Tiradentes
Volta Redonda/RJ

Tel.: +55 24 3339-9202

Administrativo: administrativo@cismepa.org
Sec. Executiva: secretariaexecutiva@cismepa.org
Jurídico: juridico@cismepa.org
Licitação: licitacao@cismepa.org