CISMEPA - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba - RJ       Tel.: +55 24 3339-9202

CISMEPA participa de evento da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro para promoção de melhorias na prestação de serviços ao público

Evento reuniu 80 representantes de SAMUS de todo o Estado

Na última segunda-feira (11), o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba – CISMEPA, representado pelo Diretor Administrativo do SAMU na região, David Rodrigues, e pelo Coordenador Médico, Paulo Mendes, participou do evento com a temática “A gerência do Samu Regional por Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS, sob a ótica da Regionalização”, sediado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), com o objetivo de incentivar os consórcios intermunicipais a aumentarem sua eficiência nos serviços prestados à população. 

Com oitenta representantes de 21 municípios, o encontro dá sequência ao projeto “Samu 100% RJ”, do Governo do Estado, que levou o serviço a todas as regiões do Rio de Janeiro e é a primeira reunião conjunta dos consórcios intermunicipais para debater assuntos pertinentes aos Samus Regionais. Diversos tópicos foram discutidos durante o evento, sendo enfatizada a melhoria da eficácia na oferta de serviços públicos aos beneficiários do SUS, a distribuição equitativa de recursos, diminuição de gastos operacionais, agilização de procedimentos administrativos e burocráticos, bem como a redução do tempo médio de resposta no atendimento aos pacientes.

David Rodrigues explicou como foi sua participação representando o CISMEPA. “Eu e o Paulo aproveitamos esta oportunidade para apresentar detalhadamente o funcionamento e a operacionalização dos serviços em nossa região, destacando nossos indicadores de tempo de resposta, considerados os melhores em todo o Estado. Além disso, compartilhamos alguns dos nossos projetos em execução, como o inovador ‘Projeto Samuzinho’ e o recém-lançado Serviço Regional de Certificação de Óbitos, compartilhando também nosso conhecimento quanto à gerência do SAMU e as práticas mais eficientes pra isso”, destacou o Diretor Administrativo do SAMU Médio Paraíba. 

Monique Fazzi, assessora-chefe da Assessoria de Regionalização e representante da Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, reforçou a importância da implantação dos consórcios como ferramenta fundamental de atendimento à população.

“Em 2024, vamos elaborar o Plano Estadual de Saúde e o SAMU será contemplado, dentro das ações de saúde regional. Esse encontro se torna fundamental para que os consórcios que já estão operando possam dividir os desafios e as experiências de sucesso com os interessados em assumir a gerência em outras regiões do estado”, declarou Monique Fazzi.

Vale lembrar que o programa “SAMU 100% RJ” tem como objetivo estender o atendimento móvel de urgência a áreas que anteriormente não contavam com esse serviço, abrangendo especificamente as regiões Norte, Noroeste e Baixada Litorânea. O Governo do Estado investiu R$ 89 milhões no projeto, possibilitando a aquisição e envio de 249 novas ambulâncias UTIs Móveis. Esse investimento resultou na expansão e renovação da frota, garantindo a presença do serviço em todos os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, beneficiando um total de 17 milhões de pessoas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Últimas Notícias