CISMEPA - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba - RJ       Tel.: +55 24 3339-9202

Parceria entre CISMEPA, UniFOA e UNIFAA amplia campo de estágio de estudantes de medicina no SAMU 192 – Médio Paraíba

Ao todo, quase 100 alunos farão parte do programa de estágio

Nesta sexta-feira, 19 de maio, foi realizada uma reunião entre Rodrigo Lages, Secretário Executivo do CISMEPA (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba), e as direções dos cursos de medicina do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda e da UNIFAA – Centro Universitário de Valença. O objetivo do encontro foi discutir, fortalecer e integrar os convênios existentes entre o CISMEPA e as duas universidades, visando aprimorar e expandir as oportunidades de estágio para os alunos, que agora irão atuar no SAMU 192 na região. Durante a reunião, foram debatidas melhorias e exploradas novas possibilidades de atuação, beneficiando assim a formação prática dos estudantes.

Com previsão de início para o 2º semestre de 2023, em julho, os alunos terão a oportunidade de integrar as equipes da Central de Regulação e da Intervenção do SAMU. A Central de Regulação é responsável por atender e gerenciar todas as ligações telefônicas recebidas diariamente pelo SAMU. Já o setor de Intervenção, atua diretamente nas Unidades de Suporte – ambulâncias, oferecendo atendimento médico especializado de emergência para casos considerados mais graves. A experiência proporcionará aos alunos a oportunidade de vivenciar e participar de situações reais, contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades práticas no campo da medicina de emergência.

De acordo com Rodrigo, as universidades serão responsáveis pela escala dos alunos no programa de estágio, que irão totalizar cerca de 80 estudantes.

“A reunião foi muito importante, pois precisávamos estabelecer o mesmo alinhamento para os alunos das universidades que iremos receber como estagiários no SAMU. A expectativa é de recebermos uma média de 30 alunos para atuar no setor de Regulação e 50 para o setor de Intervenção. Todos os alunos serão supervisionados pelos profissionais que já compõem o SAMU, na Central de Regulação e em suas respectivas bases descentralizadas nas cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Piraí, Resende, Rio Claro, Valença e Volta Redonda”, explicou.

O Secretário enfatizou que essa iniciativa será excelente para o desenvolvimento educacional e profissional dos alunos, além de fornecer apoio adicional aos atendimentos diários do SAMU.

A reunião contou com a presença de Luiz Antônio da Silva, vice-diretor do curso de medicina do UniFOA, e de Rafael Moura, coordenador do curso de medicina da UNIFAA.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Últimas Notícias